Imagine-se a embarcar numa viagem sem ter a menor noção do seu destino e em que apenas se vai limitar a deixar-se levar pela mesma e a desfrutar do que esta lhe vai oferecendo.
Pode ser divertido, mas tem consciência de para onde está a ir e se de facto é para lá que se quer deslocar? Será que vai na direcção de um destino aprazível? Ou será que vai na direcção do “vazio”? Talvez não importe… talvez o que importe é ir gozando e aproveitando…
É com este espírito, que muitos embarcam na maior viagem de sempre, a sua Vida!
Embarcam sem destino, sem propósito, sem saberem porque o fazem e para quê. Bamboleiam-se ao sabor dos acontecimentos e não conseguem encontrar um significado para a sua vida.
Passam pela vida sem se aperceberem do seu real valor, maior parte das vezes mutilados por um sentimento de insatisfação permanente, ao invés de motivados por um sentimento de plena realização!
Como mudar o paradigma desta forma de viver e transmitir um sentido e um significado à vida?
Missão ou propósito de vida
Porque é que você acorda todos os dias?
O que é que realmente faz sentido para a sua vida?
O que veio cá fazer?
O que quer cá deixar?
Missão de vida é o que nos permite perceber porque estamos vivos, o que precisamos fazer para nos realizarmos e a forma como contribuímos para o mundo.
Quando conhecemos a nossa missão de vida adquirimos um maior autoconhecimento e consciência de quem na realidade somos, dando um sentido de propósito a este nosso ser. Compreendemos melhor a pertinência e congruência dos nossos objectivos, focamo-nos no seu alcance.
Sentimo-nos confiantes para fazer opções e conduzir a nossa vida por forma a que as nossas acções espelhem a essência de quem somos.
Escolhemos consciente e deliberadamente as “viagens” em que queremos embarcar.
Sentimo-nos inspirados e motivados a fazer a diferença em cada dia da nossa vida. Vivemos uma vida plena de sentido e harmonia!
Para Stephen Covey “não inventamos uma missão, apenas a encontramos”.
Inconscientemente todos temos já dentro de nós um sentido de vida, aquele através do qual reflectimos a essência da nossa identidade e somos impelidos a dar o melhor de nós.
Se pretende encontrar a sua missão ou propósito de vida, procure um local recatado, onde se sinta bem e possa usufruir de alguns momentos sózinho, livre de interrupções e preocupações.
Responda a algumas questões que o podem ajudar a reflectir sobre o propósito da sua existência:
O que gostaria de estar a fazer e ainda não conseguiu?
O que gostaria de mudar na sua vida?
O que é que o move?
Quais são as coisas mais importantes da sua vida?
Como gostaria de ser recordado após a sua morte?
Qual o legado que gostaria de deixar?
Tome nota das suas respostas.
Faça um pequeno resumo das mesmas.
Que palavras chave resultam desse resumo?
Como as interpreta?
O que elas lhe dizem?
Não existem missões certas ou erradas. O importante é se a sua o inspira e motiva!
A minha missão?
Inspirar as pessoas a viverem a vida de um modo pleno e realizado, acreditando sempre que é possível realizar os sonhos e atingir a satisfação pessoal e profissional.
Contribuir para que os Indivíduos e as Organizações possam desenvolver os seus saberes e competências e assim concretizarem os seus objectivos.
E a sua?
Sem comentários:
Enviar um comentário