Desenvolvimento pressupõe crescimento.
Falamos em desenvolvimento pessoal quando nos queremos referir ao crescimento do indivíduo e do seu potencial. À sua habilidade para se desenvolver como pessoa e obter sucesso.
Este crescimento pessoal, implica um alargamento de horizontes e conhecimentos em qualquer área de vida contribuindo assim para uma maior autoconsciência e um maior autoconhecimento que conduzem a uma atitude mais responsável pela vida e pelas decisões que toma.
O desenvolvimento pessoal acontece, fruto da insatisfação e da inquietude de alguns, daqueles que se interrogam e questionam sobre o sentido e missão da sua vida, daqueles que se sentem impelidos para estarem sempre a agir na procura de irem mais além, e de criarem os seus próprios desafios e concretizarem os seus sonhos. Muitas vezes ocorre por uma necessidade de transformação profunda e sinceramente sentida no decorrer da vida.
Se nos queixamos e continuarmos insistentemente a ter maus hábitos e a fazer as coisas da mesma forma, dificilmente poderemos evoluir.
Quando achamos que não podemos alterar a vida que temos, podemos sempre alterar a perspectiva que temos dela, esse é o primeiro passo da mudança!
A vontade e a percepção da necessidade de mudar, a sinceridade, a humildade, a perseverança e a capacidade de autoanálise estão na base do desenvolvimento pessoal.
Os maiores inimigos da mudança necessária para uma evolução e crescimento, são os hábitos negativos que amarram o indivíduo ao seu passado e à estagnação, bem como as crenças que o prendem a um conformismo tentador e cómodo e o medo que o impede de avançar perante os mais pequenos desafios.
O desenvolvimento pessoal está na origem do sucesso, e do viver de uma forma extraordinária.
Como se conquista?
Perante as diversas situações a atitude que cada um adopta torna-se tão fundamental quanto a sua capacidade para as resolver.
As pessoas bem sucedidas são responsáveis pelo rumo das suas vidas, ao invés de gastarem a sua energia focando-se nos problemas, definhem metas para evoluirem e empenham-se na mudança, acreditando no futuro, no significado das metas definidas e nas suas capacidades para as alcançarem.
Em processos de mudança é normal sentirmos medo, mas quando temos um propósito, uma meta a alcançar e acreditamos na sua concretização, podemos transceder esse sentimento e canalizar a sua energia para a definição de estratégias e implementação de acções que assegurem o sucesso da mesma.
Importa assim acreditar que o caminho do sucesso e da evolução pessoal, depende para além da coragem, empreendorismo e determinação de cada um, da sua capacidade para moldar as percepções, para identificar e eliminar maus hábitos, e para agir ao invés de reagir.
Tomarmos consciência de quem somos, onde estamos, para onde queremos ir e querer-mos de facto lá chegar, é uma passo para descobrirmos as estratégias que nos facilitam o caminho que nos conduz ao sucesso e ao desenvolvimento.
Todo o ser humano tem capacidade por si próprio de criar desenvolvimento pessoal e viver a vida em pleno!
O sucesso não é algo que se ganha, mas algo que se conquista!
Sem comentários:
Enviar um comentário