24 de fevereiro de 2010

Agarre a Vida com Força e Determinação! Seja um Vencedor!

A vida é um espectáculo fabuloso com que todos somos agraciados.

O papel que assumimos e desempenhamos no decorrer do mesmo depende do lado em que optamos por nos posicionar:

Espectadores - vemos a vida passar por nós mas estamos longe de sentir a sua essência e as emoções vividas por parte dos que optam por fazer parte do seu elenco;
Actores – fazemos parte da sua interpretação, participamos activamente na construção do guião, personalizamos a sua interpretação procuramos activamente dar o nosso melhor e contribuir para que o espectáculo, independentemente da existência de todos os adereços necessários seja um sucesso.

Quando somos espectadores limitamo-nos a ver passar as situações por nós, emitimos um ou outro comentário, lamentamo-nos, choramos, rimos mas tudo ao sabor do desenrolar dos acontecimentos e não ao sabor da nossa vontade. Somos as tão conhecidas “vítimas do destino”, uns têm sorte, eventualmente sucesso (pensamos nós) e outros, ao invés, padecem, não saem do mesmo e com frequência sucubem ao “peso” das dificuldades.

Quanto mais agradável e com sucesso não seria a nossa vida se: optassemos sempre pelo papel de actores; assumissemos a total responsabilidade pelos nossos actos; tivessemos a coragem para mudar sempre que nos encontrassemos nos “lugares” que não tinhamos escolhido; em vez de nos lamentarmos, agíssemos em prol dos nossos interesses; mergulhássemos sempre no mais profundo de nós e déssemos palavra à nossa consciência; perante os desafios e as dificuldades, acreditássemos em primeiro lugar que poderíamos ultrapassá-los e resolvê-los ao invés de nos deixarmos sucumbir pela austeridade que parecemos sentir nos mesmos; tivessemos a autodisciplina e determinação suficientes para prosseguir na direcção dos nossos objectivos.

Derrotado ou vencedor, acomodado ou lutador, espectador ou actor, não depende de uma predestinação mas sim da atitude com que vivemos o dia a dia e enfrentamos os acontecimentos.

A vida tem os seus momentos bons e momentos menos bons, mas todos eles podem ser parte integrante do nosso processo de crescimento e evolução, dependendo apenas para isso, do modo como os vivenciamos e dos proveitos que recolhemos dessa atitude.

Queixamo-nos em demasia, acomodamo-nos em demasia.
Vivemos com frequência amarrados a desculpas, pretextos, justificações e falsas crenças que condicionam a nossa vida, mantendo-nos presos a uma vida de mediocridade e conformismo, transformando-se na nossa área de conforto e impedindo-nos de mudar.

Tornamo-nos espectadores da vida, derrotados e acomodados.
Em todas as oportunidades vemos dificuldades, sucumbimos com as adversidades, o sucesso acontece apenas aos que nascem em “berço de ouro” e/ou que têm características inatas para tal.

Este discurso mental e verbal, acaba por se reflectir na postura e no modo como nos relacionamos com os outros. Passamos uma mensagem de desalento falta de capacidade e de iniciativa para lidar com os acontecimentos. Consequentemente somos vistos por estes como menos hábeis e capazes.

Se não estamos satisfeitos, se nos encontramos em situações que atentam contra os nossos princípios e os nossos valores, pudemos e devemos sempre agir, correndo o risco de que se não o fizermos estaremos a pactuar com todas essas situações que nos afrontam e com as quais não nos sentimos bem.

Independentemente dos custos que possam advir do processo de mudança, o simples facto de nos acomodarmos acarretará, no futuro, custos muito superiores.

Como já referi no artigo da Felicidade, a vida é um sopro que pode ser mais ou menos intenso, mais ou menos prolongado, dependendo apenas do modo como decidimos vivê-la!

Por isso importa encará-la com força e determinação adoptando uma outra atitude.

Mesmo na doença está provado que, do modo como o paciente encara o seu diagnóstico (força e determinação para lutar ou negação e desilusão) depende a real evolução da mesma.

Também a forma como alguns dos nossos mais bem sucedidos desportistas trabalham para atingir o sucesso, se comportam perante as adversidades, lidam com as suas características e as fazem evoluir, ilustra o modo como devemos conduzir as nossas vidas, encarar as dificuldades por forma a melhorarmos performances, atingirmos objectivos e chegarmos também ao êxito.

Sim é possível sermos bem sucedidos! Depende essencialmente de nós e da nossa atitude proactiva e Vencedora.

Podemos até crescer e viver num meio favorável ao desenvolvimento de determinado tipo de actividade, mas se não tivermos uma atitude mental positiva, um espírito empreendedor, determinado e disciplinado, não conseguiremos vingar na mesma.
Quando encaramos a vida com grandes expectativas em relação aos nossos objectivos e ao nosso potencial para conseguirmos obter êxito, temos uma forte garantia de que vamos com certeza alcançar esse mesmo êxito. Sentimo-nos entusiasmados, estamos altamente motivados.

Quando perante os desafios acreditamos que conseguimos ultrapassá-los em vez de desistirmos e/ou pensarmos que irá ser muito díficil ou impossível, conseguimos obter resultados espantosos. Mesmo nas adversidades a nossa atitude pode ser o nosso mais forte aliado para as superarmos e/ou delas tiramos partido e alcançarmos sucesso.

A nossa realidade será sempre aquela que criarmos!
Procure ser um Vencedor:

 Não se permita acomodar a situações que afrontam os seus princípios e valores.
 Livre-se das desculpas e pretextos do passado que se transformaram na sua “zona de conforto”, que não o deixam evoluir e impedem a mudança necessária para aproveitar as oportunidades do presente.
 Encare a mudança e as adversidades como oportunidades de crescimento pessoal e profissional.
 Procure sempre encontrar soluções ao invés de descobrir problemas.
 Acredite em si e no seu potencial.
 Introduza as palavras “sim é possível; sim eu vou conseguir” no seu vocabulário.
 Aprenda com os seus próprios erros.
 Procure sempre fazer mais e melhor.
 Trabalhe com empenho e paixão
 Seja disciplinado.
 Não desista nunca dos seus objectivos.
 Acredite que é o único que pode mudar o rumo dos acontecimentos da sua vida.
 Viva intensamente. Lembre-se sempre que a vida é o bem mais belo e precioso que possui, por isso aproveite-a o melhor que sabe!

Sem comentários:

Enviar um comentário